2020/09/02

Investigadores criam Game Boy que dispensa bateria


Pode parecer apenas um Game Boy um pouco estranho, mas a sua grande novidade é que, ao contrário do original e da maioria dos equipamentos electrónicos móveis, esta consola portátil pode funcionar eternamente, já que não precisa de pilhas ou baterias.

Esta consola baptizada de Engage dá acesso aos jogos da consola Game Boy da Nintendo, mas em vez de precisar de pilhas ou de carregamentos regulares, funciona exclusivamente por conta de energia solar e energia recuperada do pressionar dos botões.

O sistema funciona no limite do que é possível fazer com a tecnologia actualmente disponível, pelo que há jogos em que a energia recolhida poderá ser apenas suficiente para manter o jogo durante alguns segundos, entrando em modo de suspensão até que o jogador carregue nos botões mais algumas vezes para gerar a energia necessária. Por isso mesmo, é algo que funcionará melhor com jogos que necessitem do pressionar constante dos botões.


Acima de tudo, este é um projecto que visa sensibilizar a sociedade para reequacionar a extrema dependência que temos nas baterias; e consequentemente nas limitações da respectiva autonomia. E mesmo nos aparelhos que agora forneçam autonomia adequada, sabemos que será uma questão de tempo até que as baterias se degradem ao ponto de se tornarem intuilizáveis.

Já este "Game Boy Engage" (cujos planos estarão disponíveis como open-source em breve), continuará a funcionar daqui por 10, 20, 50 ou 100 anos - bastando que haja sol e alguém a carregar nos seus botões. Dá que pensar. :)


P.S. - Faz-me recordar a primeira calculadora técnica que comprei, há mais de 30 anos, e que por ser a energia solar, ainda hoje vai funcionando sem qualquer problema. E agora, só estou à espera das condições certas para fazer o mesmo com painéis solares em casa. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)