2020/09/03

Ecrã NXTPAPER da TCL enfrenta E-Ink


A TCL apresentou uma nova tecnologia de ecrã reflectivo - o NXTPAPER - que resolve os problemas associados aos E-Ink, permitindo apresentar toda a gama de cores, e vídeo, mas dispensando a necessidade da retroiluminação dos LCDs.

Os LCD reflectivos e transflectivos não são propriamente uma novidade, mas até ao momento têm tido um uso bastante reduzido (eram usados nos Pebble). Agora a TCL espera reactivar o interesse nessa tecnologia com o seu NXTPAPER.

À semelhança dos E-Ink, também este ecrã dispensa iluminação própria, recorrendo à luz ambiente para ser visível, e quanto mais melhor, à semelhança do que acontece com uma folha impressa de papel. A TCL diz que este ecrã consegue apresentar toda a gama de cores, com nível de contraste superior aos dos ecrãs E-Ink, e que pode reproduzir vídeo em movimento sem qualquer problema.

Face aos LCDs tradicionais, tem a vantagem de gastar 65% menos energia e de ser 36% mais fino; o que será bastante interessante para os tablets. No entanto, será necessário esperar que a TCL ou um seu associado lance um tablet com este tipo de ecrã. Potencialmente, podendo fazer a ponte entre os leitores de ebooks E-Ink e os tablets com ecrãs LCD e OLED.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)