2020/09/20

Hummer eléctrico vai virar as 4 rodas


A GMC quer mudar a associação dos Hummers dos veículos poluidores e pouco eficientes com uma nova variante eléctrica, e uma das suas capacidades será poder virar as quatro rodas para andar diagonalmente.

Num vídeo promocional do futuro Hummer eléctrico, a GMC revelou um curioso "modo caranguejo", em que o carro poderá andar de lado virando as quatro rodas. Bem, na verdade é andar diagonalmente, já que as rodas não viram a 90º, mas ainda assim, poderá permitir algumas manobras pouco habituais.

Esta pickup eléctrica terá capacidades alucinantes com potência prometida de mais de 1000cv, binário de 16000 Nm(!), aceleração dos 0-100 km/h em 3 segundos, carregamento super rápido, e outras coisas que têm gerado alguma curiosidade, como painéis modulares para o tejadilho, ou uma Ultra Vision camera.

Mesmo sem virar as quatro rodas, no final do ano passado a Rivian mostrou a sua futura pickup eléctrica a fazer rotações de 360º na terra.

3 comentários:

  1. Não entendo esta moda dos carros eletricos terem de ter 1000cv e acelaraçoes dos 0-100 em 3 segundos. para que é que se quer um carro do tamanho de um hummer com tal acelaração? é que nem sequer é usavel na estrada. eu já sent a acelaração em 3.5 segundos e a sensação é que nos estamos a andar mas os pulmoes ficaram no sitio uma pessoa nem sequer consegue pensar e ninguem no seu perfeito juizo vai usar um carro destes numa pista. porque raios é que este carro não poderia ter 500cv acelarar em 6 segundos ter um binario de 1000nm provavelmente ter o dobro da autonomia ou ter baterias mas pequenas e com essas poupanças custar umas boas dezenas de milhares de euros menos de certeza que iria vender muito mais, assim não passa de um brinquedo caro para pessoas que não sabem o que fazer ao dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também há o factor cultural / histórico. De referir que nos EUA sempre houve a cultura dos "arranques" inerente aos muscle cars - e basta ver o fascínio que têm pelas drag rages, tempos dos "quarter miles", etc.

      Eliminar
  2. Se o veículo tivesse os ditos 500cv, alguém iria dizer "ah e tal e se em vez de 500cv, se tivesse 300cv e aumentasse a autonomia e fizesse dos 0/100 em 8seg, seria melhor" etc. Há de haver sempre alguém do contra!! A isto chama se evolução...

    ResponderEliminar