2020/09/11

LG lança ecrã micro-LED modular Magnit


A LG pode dominar o mercado dos televisores OLED, mas não tem estado parada quanto à emergência da tecnologia que lhe pode suceder. A demonstrá-lo está o seu ecrã micro-LED modular Magnit.

Ao estilo do que a Samsung fez com o seu The Wall, também aqui a LG optou por um sistema modular para tornar realidade este ecrã Magnit de 164" com resolução 4K. Em vez de criar um ecrã numa só peça, onde um único LED com problemas poderia arruinar todo o ecrã, a LG criou este ecrã a partir de blocos modulares de 160x180 pixeis com 150 x 168.8 mm, que são agrupados em conjuntos de 4x2 blocos com 600 x 337.5 mm e espessura de 44.9 mm, e que por últimos são também agrupados para criar o ecrã final. Este sistema modular permite rapidamente e facilmente criar um ecrã, com a comunicação entre os módulos a usar um sistema sem fios, deixando os contactos físicos exclusivamente para efeitos de alimentação eléctrica.


Ao contrário dos OLED, estes ecrãs micro-LED conseguem atingir maiores luminosidades, e são muito mais resistentes ao desgaste que é associado aos OLED por não recorrem a componentes orgânicos (o "O" dos OLEDS) - por isso não havendo problemas caso sejam usados para apresentar conteúdos estáticos durante todo o dia.

A foto em cima permite antever o nível de qualidade que se pode esperar deste Magnit, tendo em conta que se trata de uma foto tirada com flash, e onde o ecrã continua a apresentar níveis de luminosidade e cor impressionantes.

Infelizmente, é algo que por agora se destina apenas aos clientes comerciais, na área de publicidade e sinalética. Resta esperar mais alguns anos para que a tecnologia permita reduzir custos ao ponto destes ecrãs se tornarem competitivos com os OLEDs e poderem rumar às nossas casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)