2020/09/26

Realme revela primeira TV SLED


Como se não bastassem os televisores QLED que tanta confusão geram com os OLEDs, em breve teremos também os televisores SLED, com nova tecnologia de backlight nos LCDs.

Pondo de parte os OLED, que são uma tecnologia completamente diferente, tanto os QLED como este novo televisor 4K de 55" SLED da Realme recorrem aos habituais painéis LCD que tão bem conhecemos. A diferença está na forma como é gerada a luz que é necessária para o seu funcionamento (o backlight).


Nos LCDs antigos o backlight era feito por luzes CCFL, posteriormente trocadas por LEDs. Na incessante busca por uma maior gama de cores, alguns fabricantes passaram a usar quantum dots, tal como são usados pelos QLED, para converter iluminação azul numa luz branca que permite maior gama de cores; mas este SLED da Realme mantém o uso de LEDs vermelhos, verdes e azuis, que diz resultaram numa luz branca superior, permitindo atingir 108% da gama NTSC, face aos 70% obtidos pelos LCDs LED convencionais, e ainda por cima manter as emissões reduzidas no espectro azul - devidamente validadas pela TÜV Rheinland.

Vai ser interessante ver se estes SLED serão superiores aos QLED da Samsung, e se poderão fazer face aos OLEDs, especialmente se a Realme lançar uma versão com local dimming. Teremos que esperar para ver... mas toda a tecnologia que permita melhorar os LCDs será sempre bem vinda.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)