2020/09/23

Tesla revela nova bateria e promete carro de 25 mil dólares


A Tesla apresentou uma série de novidades no seu Battery Day, com a revelação de novas células de bateria, o aguardado Model S Plaid, e a promessa de um novo carro mais económico de 25 mil dólares.

A necessidade de baixar o custo das baterias levou a Tesla a criar uma nova célula 4680 (com 46x80mm) que permite aumentar 5x a energia, 6x a potência, proporcionar até 16% mais autonomia, e reduzir o custo em 14% por kWh. Esta célula dispensa também a ligação de contacto tradicional, simplificando o processo de produção - que agora pode ser feito de forma completamente automatizada numa linha contínua. Algo que permitirá aumentar imensamente a produção e reduzir os custos.

Aliás, é precisamente isso que é necessário, e que a par com os avanços na simplificação na produção dos automóveis, com a sua "máquina de construir máquinas", permitirá a Tesla concretizar o objectivo de lançar um carro eléctrico mais económico que o Model 3.


Na sua missão de criar um carro que seja mais barato que um carro com motor a combustão, a Tesla diz que no prazo de três anos poderá lançar um carro eléctrico de 25 mil dólares.

Muita coisa pode mudar em três anos, e há também que ter em conta que os prazos apresentados por Elon Musk raramente são cumpridos. De qualquer forma, e assumindo que os restantes fabricantes automóveis continuarão a andar em passo de caracol, a Tesla poderá voltar a causar-lhes mais dores de cabeça ao entrar num segmento com ainda mais potencial de vendas.


Actualização: já temos vídeo da linhas de montagem das baterias 4680.

4 comentários:

  1. Fico a aguardar mais noticias sobre o modelo de 25mil.

    Se bem que é como dizes Carlos... vai ser preciso esperar os tais 3 anos e depois outros 2 no mínimo.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, não posso deixar passar esta.
    Não esquecer que a célula tem 5.5 vezes mais volume. A maior parte das pessoas lê na diagonal e o aadm tem sempre rigor a manter :)

    ResponderEliminar
  3. Tb acho que a Tesla devia ter explicado um bocado melhor essa do 5x a energia em vez de terem metido um slide que induz em erro.. o mais correto era uma tabela que comparava o volume, peso, custo, densidade, peso ambiental para as celulas atuais e para as futuras...
    Outra coisa que faltou ali foi ele mostrar uma celula na mão, seria parecido com uma lata de cocacola das mais finas, mas se já existem prototipos porque não mostra-lo na melhor altura?
    Outra coisa que me saltou à vista foi, se realmente as novas celulas vão servir de reforço à estrotura do carro porque pelo que percerbi os respetivos cilindros ficam ligados à estrotura do chão do carro, quer dizer que não se vai poder trocar nenhuma destas celulas na vida do carro? não é que seja comum fazer-se nas celulas atuais, mas ou estão muito confiantes que não vai mesmo ser necessário ou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que respeita à troca de células / módulos de bateria concordo plenamente.

      Acho que poderia ser mesmo muito interessante se todo o conjunto das baterias pudesse ser constituído por módulos que fossem mais ou menos fáceis de substituir.

      Eliminar