2021/01/19

Tesla mostra processo de produção automático das baterias 4680

A Tesla está a recrutar pessoal para as suas novas fábricas de baterias, e mostrou parte da sua linha de montagem que promete revolucionar a produção das células 4680.

Em Setembro a Tesla revelou os seus planos para revolucionar o segmento das baterias, com uma nova célula 4680 cuja principal novidade era ter um processo de fabrico que permita uma produção 100% automatizada em linha contínua - um passo essencial para permitir a produção em volume e reduzir drasticamente os custos.

Muito se tem falado sobre como isso seria conseguido, e agora a Tesla levanta parte do véu ao publicar um vídeo que mostra a sua linha de produção, que neste momento ainda trabalha em fase de testes na sua fábrica de Freemont. Mesmo sendo apenas uma fábrica piloto que não tem como objectivo a produção em larga escala, a Tesla diz que conseguirá produzir uma capacidade anual de 10 GWh - mais do que muitas fábricas de baterias espalhadas pelo mundo. Mas, o verdadeiro salto será dado na Alemanha, com a Gigafactory Berlim a ser a primeira fábrica a sério para a produção das células 4680, e que terá uma capacidade para produzir 250 GWh por ano!


O vídeo confirma aquilo que a Tesla tinha dito, com o processo de produção das células a ser feito a alta-velocidade numa linha contínua, usando máquinas desenvolvidas pela própria Tesla. Quem estiver interessado em acompanhar toda esta evolução mais de perto, pode sempre candidatar-se a uma posição nestas fábricas de baterias (Texas e Berlim) usando o site da Tesla.

1 comentário:

  1. com estes videos, o valor das acções claro que aumentam. a malta fica maluca. será apenas marketing?

    ResponderEliminar