2021/01/19

Google falha ao prometido na informação de privacidade na App Store

Depois de ter dito que iria tratar de actualizar as apps com a nova informação de privacidade exigida pela Apple, a Google continua sem disponibilizar actualização para as suas principais apps há semanas.

A Apple passou a exigir informação de privacidade nas apps iOS em Dezembro (2020), e desde então a Google deixou de actualizar as suas apps. Depois de se ter chamado a atenção para isso, que poderia ser também em resultado do período de férias do final do ano, a Google comprometeu-se a actualizar as suas apps num prazo de duas semanas - promessa que acaba de ser quebrada.

As únicas apps da Google que receberam actualizações foram duas apps que se podem considerar secundárias: o Google Authenticator e o Google Translate. No primeiro caso trata-se da app de geração de código de autenticação 2-factor, no segundo caso, podemos contar com a seguinte "etiqueta" de privacidade.

Todas as apps principais, como a app Google, Gmail, Google Maps, etc. continuam sem receber actualizações nem informação referente ao uso dos dados. Ao contrário destas duas apps, são também apps onde essa utilização de dados será bastante mais abrangente, podendo ser esse o motivo pelo qual a Google tem estado a adiar essa actualização, para não ser criticada no caso de não fazer referência a algum ponto que depois se venha a descobrir estar em falta. De resto, e sabendo-se que estaremos perante uma imensidão de recolha e uso de dados (nem que seja devido ao login da conta Google nas diversas apps), depois de o terem feito para uma, bastará praticamente fazer "copy paste" para todas as outras, com alguns retoques em casos pontuais.

Seja como for, estas etiquetas são meramente informativas e não vinculativas, pelo que não deveria ser problemático o caso da Google se esquecer de alguma coisa que tivesse que rectificar mais tarde. O que se torna mais importante é regressar ao ciclo de lançamento de actualizações regulares, que tem estado interrompido nas apps Google para iOS desde Dezembro.


Actualização: Passado mais de um mês, a Google lá adicionou as etiquetas de privacidade ao Gmail.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)