2020/09/08

Vivo cria novo sensor RGBW Vision+


As câmaras são um dos componentes mais importantes num smartphone, e agora a Vivo procura destacar-se dos demais fabricantes com um novo sensor Vision+ que adopta um padrão RGBW diferente dos habituais.

Lembram-se de que, por trás de uma câmara a cores está um sensor monocromático com filtros coloridos à frente dos seus pixeis? O tradicional padrão Bayer tem dado lugar a diferentes arranjos de micro-lentes, sendo que já vimos sensores com agrupamentos de quatro pixeis, nove pixeis, RYYB, e tudo o mais que os fabricantes esperam dar-lhes vantagem na captação de imagens. E agora é a Vivo que aposta num novo padrão RGBW para o seu Vivo Vision+.

Adicionar um subpixel branco a um grupo RGBW (que tradicionalmente tinha dois subpixeis verdes) permite melhorar a sensibilidade à luz, já que um subpixel sem filtro colorido não tem a perda provocada pelo próprio filtro. Mas a Vivo vai mais além, pois em vez de um unico pixel branco por bloco de quatro pixeis, temos dois pixeis brancos. Não é por isso de estranhar que a Vivo diga que este sensor recebe o dobro da luz de um sensor com padrão tradicional, e 60% mais que um sensor RYYB como os que são usados pela Huawei, e evitando o problema de dificultar o equilíbrio de cores.


Claro que também temos o reverso da medalha, já que um sensor com esta configuração terá menos resolução cromática; mas isso poderá não ser assim tão penalizador já que temos uma maior percepção da resolução em coisas de alto-contraste e menor no que diz respeito à informação da cor (algo que é usado bastante usado na codificação de vídeo). No entanto, há que esperar que a Vivo lance um smartphone com um destes sensores, para mostrar o que vale.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]