2020/09/11

Winamp Skin Museum imortaliza o camaleónico leitor MP3


O Winamp é aquilo que se pode considerar uma "instituição", e por isso é mais que merecido que seja preservado tudo o que lhe seja associado. Depois de um Winamp em javascript temos agora as suas skins para a posteridade.

Para além de ter sido a porta de entrada de muitos para a era MP3, em tempos que os MP3 eram coisas que estavam associadas a esperar minutos (ou até horas) a serem convertidos, o Winamp contava também com um detalhe curioso e pouco habitual na altura: permitia a aplicação de "skins" que transformavam por completo o seu aspecto, sendo que nos casos mais extremos não se limitavam apenas a aplicar uma imagem de fundo diferente, podendo alterar a própria disposição do seu interface.

Agora, vemos também essas skins do Winamp preservadas para o futuro, tanto através do Web Archive como do Winamp Skin Museum.



De referir que a versão do Winamp em javascript já foi actualizada com link para estas páginas e é compatível com as skins, pelo que podem descarregá-las e experimentá-las lá; basta carregar no botão de "ejectar" para abrirem um ficheiro, e seleccionarem o ficheiro .wsz da skin que tiverem descarregado do museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)