2020/09/04

Windows 10 prepara teclado touch melhorado


A Microsoft está a testar um teclado touch melhorado para o Windows 10, que facilita a pesquisa de emojis, o acesso à transcrição por voz, e também adopta a táctica de transformar a tecla de espaço em touchpad para posicionamento fácil do cursor.

Com o novo teclado touch do Windows 10 a Microsoft quer aproximá-lo da experiência ideal para ter em tablets, não sendo por isso estranho que algumas das coisas sejam importadas ou inspiradas do trabalho já feito para o Windows 10X. A MS mexeu no teclado a vários níveis, que vão desde as animações e sons das próprias teclas, ao funcionamento global em termos de acesso ao histórico do clipboard e pesquisa de emojis e GIFs animados.



Ao se carregar em WIN+. teremos acesso a um painel de pesquisa dos emoji, que dá também acesso a GIFs animados e ao histórico do clipboard, centralizando todas as operações num único local. O Voice Typing fica também acessível a partir de uma tecla de microfone acessível facilmente ao lado da tecla de espaços, suportando dicção e pontuação por voz, mas infelizmente com a MS a ficar-se apenas pelo português brasileiro.


E falando da tecla de espaços, a MS adopta também o sistema estreado pela Apple no iOS e que se tem tornado num novo "standard" para os teclados touch: ao se manter o dedo sobre a tecla de espaço, a mesma transforma-se num touchpad que permite o rápido posicionamento do cursor sem que seja necessário andar a tocar fisicamente no local onde o queremos colocar.

Por agora este novo teclado está a ser testado pelos Windows Insiders no Dev Channel, devendo chegar a todos os utilizadores em 2021.

2 comentários:

  1. Não sei exatamente há quanto tempo o IOS tem a função de touchpad na tecla de espaço mas o teclado do Google em Android já o tem há uns bons anos. Isso foi mesmo estreado no IOS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ideia que sim, veio inicialmente com o 3D Touch, em que era activado pela pressão adicional no teclado.

      Eliminar