2020/10/27

Apple prepara 3 variantes do A14

Depois de estrear o mais recente chip A14 Bionic no iPad Air e nos iPhone 12, a Apple deverá lançar variantes mais poderosas destinadas aos iPad Pro e futuros Macs com CPU ARM.

Segundo um relatório que surgiu, a Apple irá manter uma estratégia idêntica à que seguiu no passado, de forma ainda mais modular, com o mesmo chip a servir de base para diversas variantes melhor adaptadas para o equipamento a que se destinada. Neste caso, o A14 deverá dar origem a um A14X e um A14T.

O A14X será destinado aos iPad Pro e ao primeiro MacBook ARM, enquanto o A14T será destinado ao primeiro iMac ARM.

Os chips mobile tiveram uma tremenda evolução na última década, e actualmente já se encontram no mesmo patamar que travou a evolução dos CPUs tradicionais, ou seja, a sua verdadeira limitação tem mais a ver com o consumo que se deseja manter, e também com a quantidade de calor que é possível dissipar de forma a manter as temperaturas dentro dos parâmetros aceitáveis. Não há qualquer dúvida que o A14 será capaz de muito mais do que aquilo que actualmente pode fazer enfiado num iPhone, se tiver acompanhado de uma maior bateria e dissipadores; e ainda mais quando se destinar a um iMac que terá ainda menos constrangimentos a esse nível.

A Apple deverá revelar oficialmente a primeira geração oficial de Macs ARM já no próximo mês, e seguramente iremos ouvir falar mais das capacidades destas variantes do A14.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)