2020/10/19

Como saber se um smartphone Android é compatível com apps Google Camera

Há uma pequena app que ajuda a descobrir se se pode usar a app da câmara da Google num smartphone Android sem suporte oficial: a Camera2 API Probe.

As câmaras são um dos elementos a que mais valor se dá num smartphone, e acaba por ser um pouco frustrante que muitas vezes o resultado deixe a desejar não pelas câmaras que o smartphone tem, mas sim pelo facto do fabricante não se preocupar em tirar o máximo proveito delas. Daí que existe uma imensa procura pela app Gcam (Google Camera) usada nos Pixel, mas modificada para funcionar noutros smartphones. Com ela, os resultados podem transformar-se por completo, e situações em que os resultados na app de câmara oficial do smartphone seriam inutilizáveis, podem tornar-se numa grande surpresa para melhor, especialmente quando se pode ver coisas como o modo nocturno da Google em acção.

Há imensas variedade de apps Gcam modificadas para um grande número de smartphones, mas para que a app possa funcionar há um elemento crítico que o smartphone deve suportar: o acesso à API Camera2. E para ajudar a tirar as dúvidas, é precisamente isso que nos diz esta app Camera2 API Probe.

Se app indicar que o smartphone tem a API acessível, há boas probabilidades que possam correr uma das apps disponíveis - mesmo que não tenha sido feita especificamente para o vosso modelo de smartphone, desde que escolham uma que se aproxime o mais possível do hardware do mesmo (chipset, câmaras). E provavelmente também é indicador de que deverá ser apenas uma questão de tempo para que surja uma app para ele. Por outro lado, se app indicar que a API está indisponível, as coisas complicam-se. Na maioria dos casos será preciso ter acesso root para activar a API, mas há smartphones em que é possível activar a Camera2 API sem root (como acontecia o caso do Xiaomi Mi A2). Seja como for, preparam-se para ter mais trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)