2020/10/23

França muda nome da app anti-Covid para promover maior adopção

França vai tentar revitalizar a utilização da sua app de contact tracing dando-lhe um novo nome: de StopCovid passa a "TousAntiCovid".

A utilização da app de contact tracing para alertar os cidadãos de potenciais contactos com pessoas infectadas tem tido uma adesão extremamente reduzida, e o governo acha que o nome poderá ter contribuído para isso. A app de contact-tracing francesa chamava-se StopCovid, e a partir de agora passará a ser chamada TousAntiCovid.

Não penso que o nome vá fazer grande diferença, ou que o novo nome seja melhor que o anterior - já de si suficientemente explícito - mas não se pode dizer que seja uma medida inesperada, tendo em conta o proteccionismo francês da sua língua, particularmente no que diz respeito aos anglicismos.

De notar que até por cá o nome da app - StayAwayCovid - tem sido criticado (e com razão), e em Portugal não temos tal tradição "anti-inglês". Se calhar, e tendo em conta o brutal aumento de novos casos Covid-19, também seja altura de considerar mudar o nome da nossa app para se tornar mais apelativa aos Portugueses. Se fosse exclusivamente para cidadãos do Norte, garanto que um "VaiProCovidQueTePariu" teria enorme sucesso! :)

3 comentários:

  1. O governo aqui teve uma ideia ainda melhor. Criar uma polemica de tornar a app obrigatória mesmo sabendo que a coisa não ia para a frente para tornar a app o assunto da semana e assim as pessoas terem o conhecimento que a app existe. Tenho a certeza que o numero de pessoas passaram a conhecer a app devido à polemica é inúmeras vezes superior as pessoas que conheciam a app e que o numero de downloads da app aumentou massivamente devido à polémica. Eu próprio instalei durante essa semana porque tinha visto noticias que se estava a desenvolver a app mas não me tinha apercebido que já tinha sido lançada se não fosse pelo PM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um bom truque :)
      A quantidade de indignados a bater no Costa ...

      Eliminar
  2. Pois acho que os franceses fazem muito bem.

    Aqui em Portugal também deveriam alterar o nome da APP. Porque raios temos que andar a "comer" as coisas portuguesa com nomes e títulos em língua inglesa?

    ResponderEliminar