2020/10/17

Google mata Trusted Contacts em Dezembro

A Google vai encerrar a funcionalidade Trusted Contacts de partilha de localização a 1 de Dezembro de 2020.

A época de final de ano é terrível para os inúmeros serviços da Google, pois nunca se sabe quais é que irão ser mantidos e quais irão juntar-se a todos os defuntos projectos já abandonados pela Google. Pois bem, este ano foi a vez do Trusted Contacts.

O Trusted Contacts foi lançado em 2016 como forma de partilhar a localização de forma contínua entre amigos e familiares, no fundo servindo como um sucessor do anteriormente abandonado Google Latitude, e que agora acaba por ter o mesmo destino. A app continuará a trabalhar até dia 1 de Dezembro, sendo removida da Play Store e App Store a partir dessa data. Essa data é também o limite dado para os utilizadores que quiserem exportar a lista de contactos com quem partilhavam a localização.

A Google diz que não faz sentido manter esta app, uma vez que é possível partilhar a localização via Google Maps, com a vantagem adicional de se poder partilhar a localização com diversas pessoas de forma permanente (até a desligarmos), ou apenas durante um período de tempo, ideal para partilhas temporárias sem que haja a preocupação de depois se ter que desligar manualmente.

Mas... conhecendo-se a Google, não me admirava se daqui por mais alguns meses alguém se voltasse a lembrar como seria uma excelente ideia ter um novo serviço só dedicado à partilha da localização, e se volte a repetir todo este processo... pela terceira vez.

1 comentário:

  1. Não é bem assim.
    Esta app enviava a localização em caso de não resposta do dono do telemóvel a uma solicitação de um contacto de confiança. Ou seja, era mais para emergências, nos casos em que não se conseguisse contactar alguém. O Google maps não tem esta função.

    ResponderEliminar