Quanto vale para a Google manter o seu motor de pesquisa nos iPhones da Apple? Um valor astronómico de 12 mil milhões de dólares por ano.
Numa altura em que se amontoam os processos anti-monopólio contra praticamente todos os gigantes tecnológicos, surge a revelação do valor que a Google está disposta a pagar à Apple para se manter como motor de pesquisa que vem de origem nos iPhone e iPads. Um valor que ascende à (nada) módica quantia de mil milhões de dólares por mês!
São valores para os quais nem sequer é fácil ter uma noção da escala. Estamos a falar de 33 milhões por dia, ou 1.38 milhões por hora!
Um valor que também nos dá uma ideia de que todos os produtos gratuitos que a Google "oferece" aos utilizadores acabam por se poder considerar uma pechincha face ao real valor que atribui a cada utilizador. E do lado da Apple, fica também demonstrado que até a empresa tecnológica mais valiosa também tem o seu preço, e não se sente incomodada em aceitar um serviço de um rival, quando o valor que recebe por isso ascende a cerca de 20% dos seus lucros anuais.
São números que seguramente irão ser relembrados até à exaustão sempre que a Google disser que não é um "monopólio" e que os seus concorrentes estão livres de fazer o mesmo que ela faz. Haverá algum concorrente capaz de pagar mais de 1 milhão por hora para passar a ser o motor de pesquisa incluído de origem num iPhone? Pois...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 a 12 mil milhões de dólares/ano para ter o Google Search pré-definido no Safari (o intervalo de variação é grande porque as duas não dizem o valor certo).
ResponderEliminarSó em relação a Inglaterra, o regulador inglês apurou que a Apple recebeu uma parte substancial dos 1,5 mil milhões de dólares que a Google pagou, em 2019, para o Google Search ser o serviço de pesquisa pré-definido numa variedade de dispositivos.
Nos dipositivos Android não paga. Quanto é que a Google ganha com o Google Search no Android?
Mas sobre estas coisas, nada como o recente Relatório do Senado dos EUA:
https://judiciary.house.gov/uploadedfiles/competition_in_digital_markets.pdf
Que raio de mundo tecnológico este em que vivemos...
ResponderEliminarIsto é quase irracional... :(
Percebe-se que a Google queira estar presente no eco sistema da Apple, e também se percebe que a Apple não se importe de os deixar, já que efectivamente a Google ainda parece ter o melhor motor de busca de toda a Internet, apesar de na minha opinião com algumas das alterações que fizeram nos anos mais recente tenham piorado o mesmo por conta de opções que ou desapareceram ou ficaram mais difíceis de utilizar para filtrar os resultados.
ResponderEliminarA Apple deve estar a gerar muito dinheiro à Google para quererem manter o acordo ano após ano.