2020/10/01

Hackers fazem jailbreak ao chip Apple T2


O chip de segurança Apple T2 sucumbiu aos esforços dos hackers, e vai obrigar a Apple a lançar uma nova versão nos seus próximos produtos.

Ao longo dos anos o processo de jailbreak (ganhar controlo total sobre o hardware da Apple) tem sido cada vez mais demorado e complexo, mas por outro lado isso apenas faz com que o desafio seja ainda mais atractivo para os hackers que se dedicam ao hardware da Apple. Desta vez superam um novo marco, já que o chip em questão era precisamente um que tinha como missão exclusiva a segurança do sistema.

O jailbreak do chip Apple T2 torna-se numa vitória com sabor especial, já que este chip, com arquitectura derivada do Apple A10 Fusion e correndo o sistema operativo bridgeOS, fazia a gestão de segurança nos MacBook com Touch Bar.


Embora existam ainda efeitos secundários indesejados, este jailbreak vem abrir as portas à utilização do chip T2 para correr apps no Touch Bar mesmo quando o CPU principal e o macOS estiverem desligados.

Pelo lado negativo, o acesso total ao chip T2 também abre as portas a que no futuro os roubos de MacBooks se possam tornar mais atractivo, já que poderá possibilitar o desbloqueio de computadores que estivessem bloqueados.

Actualização: Já há demonstração de como inflitrar um Mac com um simples cabo USB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)