2020/10/26

Investigadores imprimem barco de 30 microns

Depois de um barco impresso em 3D com 7 metros, temos agora um barco impresso em 3D com apenas 30 microns de comprimento.

Normalmente, quando se fala de impressão 3D, aquilo que se deseja é ter impressoras capazes de imprimir os maiores objectos possíveis - inclusivamente, que possam imprimir casas. Mas há também quem trabalhe no extremo oposto da escala, na impressão de objectos microscópicos.

Desta vez, temos um barco impresso com apenas 30 microns, cerca de um terço da espessura de um cabelo, feito com uma impressora 3D Nanoscribe que utiliza lasers para ir solidificando material dentro de uma gotícula. Este sistema não só permite criar objectos com grande precisão e detalhe, como também construir zonas "complicadas", como a zona da cabine do barco, que se mantém aberta e depois tem o tecto sem que tenha sido necessário criar estruturas de suporte adicionais.


É difícil imaginar o que se tornará possível à medida que este tecnologia for avançando e ficando mais acessível. A possibilidade de imprimirmos objectos em 3D, da escala "micro" à escala "macro", abre todo um horizonte que desafia a imaginação - e permitindo que no futuro, máquinas complexas possam ser impressas onde são precisas, sem que se tenha que esperar pelo transporte vindo do outro lado do mundo... ou até de outro planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)