2020/10/26

iPhone 12 e 12 Pro partilham ecrã e bateria

A habitual desmontagem feita pelo iFixit revela que os iPhone 12 e 12 Pro são virtualmente idênticos, partilhando a maioria dos componentes, incluindo o ecrã e a bateria.

Abrindo-se um iPhone 12 e um 12 Pro, seria extremamente difícil distinguir qual é qual. Nunca a versão normal de um iPhone e versão Pro foram tão aproximadas, ao ponto de se poderem trocar componentes entre eles, como ecrãs e baterias - uma medida que seguramente irá facilitar os processos de reparação. Claro que há uma parte em que as diferenças se fazem notar, que é a das câmaras, mas até aí se nota ter havido um desenvolvimento conjunto, com o iPhone 12 a incluir um espaçador de plástico para preencher o espaço que fica livre pela ausência da terceira câmara e módulo LIDAR.

Sabendo-se o quão valioso é cada milímetro de espaço dentro de um smartphone, não é nada habitual que se tenha espaço desocupado, que no caso de se tratar de um iPhone feito de raiz para estas características, seguramente teria reajustado o formato da placa principal por forma a aproveitar o espaço extra para uma bateria de maiores dimensões. Mas desta vez a Apple parece ter optado por manter tudo o mais idêntico possível, facilitando o processo de desenvolvimento, mesmo que à custa de algum espaço desperdiçado.

No fundo, o iPhone 12 deste ano acaba por ser um iPhone 12 Pro, apenas com selecção mais limitada de câmaras.

Outro pormenor interessante, a Apple passou a usar isolamento de borracha na parte dos altofalantes, em vez de adesivo viscoso, para manter a estanquicidade. Uma alteração que será bem vinda quando for altura de substituir a bateria, já que é necessário remover essa secção para se ter acesso à bateria - e assim, o processo fica simplificado (embora na parte de remoção do ecrã se tenha que lidar com esse adesivo que obriga ao aquecimento para ser mais facilmente removido.

2 comentários:

  1. Curioso de facto!

    Bateria do mesmo tamanho... A diferença é mesmo, câmara, armazenamento e RAM.

    ResponderEliminar
  2. Já desde o X que era preciso remover o altofalante ao trocarem a bateria

    ResponderEliminar