2020/10/20

iPhone 12 sem 5G nem dual SIM no lançamento

A Apple fez do 5G um dos pontos chaves dos novos iPhone 12, mas esqueceu-se dos utilizadores que usam o dual SIM.

Quem comprar um iPhone 12 / 12 Pro não poderá usar 5G se estiver a usar dual SIM, sendo forçado a usar apenas um único cartão SIM, ou o eSIM integrado, para poder aceder às velocidades aceleradas prometidas pelo 5G.

Por cá isto não será grande problema, uma vez que nem sequer temos rede 5G oficialmente activa (ainda está em fase de testes), mas para os EUA onde o 5G foi uma das grandes novidades desta nova geração de iPhone, não deixará de voltar a fazer surgir a questão sobre se os consumidores não estarão a ser tratados como beta testers, comprando produtos manifestamente inacabados, com promessa de que as correcções e melhorias irão chegar, a seu tempo, por via de actualizações.

Será este novamente o caso, com a Apple a dizer que no lançamento não haverá 5G em dual SIM nos iPhone 12, mas que isso irá ser disponibilizado mais tarde por intermédio de uma actualização.

Relembro que mesmo em modo single SIM, o iPhone 12 fará a gestão do 4G/5G, só activando o 5G quando achar que "é necessário", como forma de reduzir os consumos. É provável que a ausência do 5G em modo dual SIM esteja também relacionada com a gestão dos consumos e/ou deste processo de tentar gerir da melhor forma a melhor opção para cada rede.

1 comentário: