2020/10/04

Lynk & Co arrisca com carros partilhados na Europa


Antecipando-se ao futuro prometido pelos carros autónomos, a Lynk & Co avança na Europa com um carro que custará €500 por mês, mas que cujo valor poderá ser reduzido ou completamente eliminado se for utilizador por outras pessoas.

A Lynk & Co que pôr à prova o modelo de carros "comprados" que podem render dinheiro, e para isso arranca em Abril com a comercialização do Lynk & Co 01 por 500 euros por mês. A Lynk & Co tem duas modalidades: os que pagam pelo carro, e os que apenas os alugam - com os primeiros a poderem receber dinheiro sempre que os segundos aluguem os seus carros. O "dono" pode definir todas as condições para o aluguer, incluindo o preço, locais de levantamento e entrega, etc. e a mensalidade cobre o seguro e revisões. Mais interessante, o valor de €500 pode também ser partilhado por um grupo de amigos que deseje partilhar o carro.


O conceito é interessante, mas temo que terá um arranque difícil, já que seria necessário ter um volume bastante elevado de automóveis nesta modalidade para o serviço ser atractivo; e em termos práticos não me parece que alguém esteja disposto a alugar o "seu" carro a não ser que depois fosse entregue no mesmo local, o que inviabiliza qualquer aluguer de quem o quisesse utilizar apenas numa viagem de ida para qualquer outro local (algo que, com um carro autónomo, não se colocaria, pois o carro poderia regressar sozinho).

Dito isto, e sabendo-se o desperdício que é ter um carro parado 90% do tempo (e em muitos casos a pagar estacionamento), opções alternativas como esta serão sempre bem vindas, nem se que seja para servirem como habituação para o eventual futuro dos automóveis partilhados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)