2020/10/23

Nokia vai montar rede 4G na Lua

Em preparação para o regresso à Lua em 2024, a Nokia vai garantir que os astronautas por lá poderão usar os seus smartphones com a criação de uma rede 4G na Lua.

Hoje em dia assumimos que temos rede em qualquer lugar, embora por vezes nem sempre a cobertura no terreno seja como a que os operadores anunciam. Isso passará a aplicar-se também no espaço, com a Nokia a preparar a disponibilização de uma rede 4G na Lua.

A ideia é permitir uma mais fácil comunicação de pessoas e equipamentos na Lua, usando as mesmas tecnologias já utilizadas na Terra, e que assim dispensarão a criação de novos sistemas de comunicação específicos.

Curiosamente, e para tal empreendimento avançado, a opção recai por criar uma rede 4G e não as mais recentes 5G, por se tratar de tecnologia já mais amadurecida e que permitirá uma maior confiança na sua utilização (e interrogo-me se os consumos acrescidos do 5G não terão tido também peso na decisão). No entanto, a Nokia refere que não fica posta de parte a possibilidade de, no futuro, se fazer a transição para o 5G.

Quer isto dizer que não deverá demorar muito para que um astronauta possa fazer uma chamada directamente da Lua para a Terra usando o seu smartphone, ou vice-versa. Esperemos apenas que a NASA tenha contactos com uma operadora que ofereça tarifários decentes, senão o preço das chamadas em roaming vai ser... astronómico! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)