2020/10/14

Novos planos Google Workspace aumentam preço do espaço ilimitado na cloud

A transição do G Suite para o Google Workspace chega com más notícias para quem tirava partido do espaço ilimitado na cloud.

Nos antigos planos G Suite, era possível ter acesso a espaço ilimitado na cloud optando pela conta Business, por apenas 12 dólares mensais, e que a Google disponibiliza mesmo que fosse para um único utilizador apesar de dizer que o espaço ilimitado só se aplicava a contas com mais de 4 utilizadores. Mas com os novos planos Workspace, a Google reviu o espaço disponibilizado... para pior.


Nos novos planos, a conta básica continua a ter um limite de 30GB tal como anteriormente, mas mesmo as contas Business, anteriormente ilimitadas, passam a ter um limite de 2TB ou 5TB. É certo que é um limite que será mais que suficiente para grande parte dos utilizadores, mas não para aqueles que realmente davam uso ao ilimitado.

Ainda será possível conseguir espaço ilimitado, mas para isso será preciso aderir a uma conta Business e de seguida fazer o upgrade para conta Enterprise, algo que aparentemente pode ser feito de forma automática no site, ao contrário da indicação dada de que seria preciso contactar um vendedor da Google. Mas, quem o fizer irá passar a pagar $20 ou $30, o dobro / triplo do que pagava antes, e sujeita-se a que a qualquer momento a Google faça entrar em acção a referência a que as contas empresariais só deveriam ser para clientes com mais de 300 utilizadores.

Dito de outra forma: será melhor começarem a procurar alternativas de espaço ilimitado que ofereçam melhores garantias quanto ao ilimitado realmente ilimitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)