2020/10/03

Pilhas Duracell com sabor amargo para dissuadir ingestão


A Duracell vai recorrer a uma táctica curiosa para tentar evitar que crianças coloquem pilhas na boca ou as engulam, aplicando-lhes um composto bastante amargo.

A medida vai ser aplicada às pilhas de lítio 2032, 2025, e 2016 (as pilhas circulares parecidas com moedas) e consiste numa cobertura com um composto que, embora inofensivo, reage com a saliva para produzir um sabor bastante desagradável. Um sabor que desincentivará as crianças de as colocarem na boca ou ingerirem.

Esta não é uma táctica tão invulgar quanto se possa imaginar. Há muitos cabos eléctricos que são feitos com compostos idênticos para afastarem roedores; e mesmo no caso de produtos de consumo, temos o exemplo recente dos cartões de jogos para a Nintendo Switch, que também contam com um tratamento idêntico que os torna bastante desagradáveis ao palato.

A ingestão de uma pilha de lítio é um assunto bastante sério, podendo desencadear reacções químicas bastante adversas em apenas duas horas; e por isso obrigando a uma visita de urgência aos hospitais.

... Só espero que não apliquem o mesmo tratamento às pilhas rectangulares de 9V, já que seria pena retirarem-nos a forma mais comum de verificar se ainda têm carga, encostando os contactos à língua. ;P

P.S. Não encostem pilhas à língua! :P

2 comentários:

  1. A minha questão é: como é que estas pilhas estão disponíveis a crianças?

    ResponderEliminar