2020/10/12

Reconhecimento facial da NEC funciona até com máscara

O Covid-19 veio complicar a vida aos sistemas de reconhecimento facial, mas a NEC diz já ter um sistema capaz de identificar até pessoas a usarem máscaras.

A aposta no reconhecimento facial como sistema seguro e prático de autenticação sofreu um rude golpe com a chegada do Covid-19 e consequente recomendação para que se utilizem máscaras faciais. De um dia para o outro, equipamentos que tinham apostado nesse sistema (como os iPhones com Face ID), fizeram-nos regressar aos tempos pré-Touch ID, confrontando-nos com a introdução de um código PIN. Mas pode haver solução que não passe pela utililzação de um sensor de impressões digitais (embora não fizesse mal nenhum ter essa forma alternativa de desbloqueio e autenticação).

A NEC, que há muito fornece sistemas de reconhecimento facial para aplicações de segurança e controlo de acessos, diz que conseguiu superar o problema e consegue identificar os rostos mesmo com máscaras.

Este sistema começa por analisar se o utilizador está a usar máscara ou não, se não estiver aplicará o algoritmo de reconhecimento facial tradicional; mas se estiver a usar máscara, utilizará o novo algoritmo, que se foca na análise dos olhos e elementos circundantes, não tapados pela máscara, para fazer a análise.

A NEC anuncia que o sistema tem uma fiabilidade superior a 99.9% no reconhecimento dos rostos, mesmo quando são utilizados diferentes estilos de máscaras com cores e padrões.

Talvez a Apple possa actualizar o algoritmo de reconhecimento para fazer algo idêntico com o Face ID, de modo a mantê-lo minimamente capaz nesta nova realidade em que vivemos. Pois infelizmente o número de casos do Covid-19 continua a aumentar drasticamente, tendo já superado o pico da vaga inicial, e sem previsões para que as coisas abrandem nos próximos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)