2020/10/18

Reino Unido vai (finalmente) proibir uso de telemóveis ao volante

O Reino Unido vai finalmente fechar a porta ao uso do telemóvel enquanto se conduz, e que era possível devido à proibição demasiado específica referente a "comunicações interactivas".

No Reino Unido é proibido pegar num smartphone para fazer chamadas ou enviar mensagens enquanto se conduz, mas era legal pegar no smartphone para tudo o resto: tirar fotografias ou selfies, ver o estado do tempo, visitar websites, ou tudo o mais que pudessem desejar fazer, desde que não fossem "comnunicações interactivas". Um efeito indesejado de uma lei demasiado específica, mas que vai ser corrigida no próximo ano.

Assim, passará a ser proibido pegar no smartphone enquanto se conduz, seja qual for o motivo, com uma única excepção a ser feita para efeitos de pagamento com o veículo parado - contemplando situações como o pagamento em serviços drive-thru.

Continuará a ser permitido o uso do telemóvel, mas apenas em modo "sem-mãos", que deverá ser devidamente configurado antes de se iniciar a marcha. Algo que contrariou as intenções de alguns proponentes da proibição total do uso de telemóveis / smartphones enquanto se conduz, já que o factor de distracção continua a ser elevado mesmo quando se fazem chamadas em modo mãos livres. Algo que acho que todos podem comprovar isso, pois muitas vezes quando se desliga a chamada e se volta ao mundo real somos confrontados com o pensamento "ui, já cheguei aqui?", mesmo sem se ter noção de como se foi a conduzir até lá.

1 comentário: