2020/10/17

Relógio LED invisível atrás de madeira

Quem procurar um relógio diferente, capaz de passar despercebido numa decoração clássica em madeira, vai gostar deste projecto ArClock.

Não faltam projectos que nos mostram como fazer relógios com displays LED RGB, capazes de não só apresentarem o tempo como também mostrarem mensagens e gerararem todo o tipo de efeitos luminosos que se possam desejar. No entanto, este ArClock tem a particularidade de usar uma apresentação um pouco diferente. Em vez de expor os LEDs directamente, fica escondido atrás de um folheado de madeira, o que lhe dá um aspecto único.

Enquanto permanece desligado, parecerá um simples bloco decorativo de madeira; mas quando o ligamos, adquire toda uma nova vida. E uma vez que se usa um micro-controlador com WiFi, podemos controlá-lo remotamente a partir de um smartphone; ou eventualmente expandir de forma a que ele possa ser integrado como módulo adicional de uma casa inteligente, facilitando o processo de poder mostrar alertas ou mensagens relevantes, ou simplesmente mostrar o relógio, ou ainda criar um ambiente luminoso especial.


O custo do projecto é de cerca de 30 euros, para quem tiver acesso a uma impressora 3D. Mas, nada nos impede de pegar na ideia e o adaptar, podendo aplicando a outros objectos, por exemplo, tampos de secretárias, portas de armários, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)