Anda a circular nova campanha fraudulenta de SMS que se faz passar por uma mensagem dos CTT a pedir o pagamento de taxas alfandegárias.
São cada vez mais numerosas e comuns as campanhas de spam e phishing via SMS, e infelizmente os nossos operadores parecem continuar sem qualquer vontade de as combater - uma vez que qualquer pessoa pode enviar um SMS que se faz passar por um SMS enviado em nome de qualquer empresa. Neste caso, o SMS apresenta-se como tendo sido enviado pelos CorreiosCTT, e apresenta uma mensagem do estilo:
"A sua encomenda não foi entregue na data X porque as taxas alfandegárias (2,99 €) não foram pagas. Siga as instruções." E apresentando um link onde tentarão subtrair uns euros às carteiras dos incautos.
Tendo em conta que há cada vez mais pessoas a fazerem compras online, não só por causa da conveniência e melhores preços, como também por toda a questão do Covid-19 e incentivo a não se sair de casa; não é difícil imaginar que uma parte considerável das pessoas que puderem receber estes SMS tenha de facto feito compras online, e potencialmente fique numa posição mais vulnerável a uma mensagem deste tipo.
Dito isso, convém relembrar que, por outro lado - e infelizmente - o processo de pagamento de taxas alfandegárias está longe de ser tão conveniente quanto a recepção de uma SMS e um pagamento feito na hora. Talvez neste caso sejam os CTT a poderem aprender com esta campanha fraudulenta, e seguirem o seu exemplo, mas para efeitos legítimos.
Actualização: Também está a decorrer uma campanha idêntica via email, que não refere o pagamento logo no email mas apenas depois de se clicar no link fornecido.
2020/10/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Claro que é falso...taxas tão baixas só podia ser tanga. Mamões dos tipos do CTT
ResponderEliminarAtenção: esta eesta mensagem não tem origem nos CTT.
Eliminaros próprios ctt são uma fraude... a ultima que me fizeram foi dar uma encomenda como morada incompleta e devolveram á origem mesmo tendo enviado 2 emails a confirmar a morada... cambada de xulos|
ResponderEliminarIsto é de loucos. Já fiz cerca de mil encomendas à Ali Express, ganhei alguma experiência e sei do que falo: Tenho recebido ínumeras mensagens daquele tipo (taxas alfandegárias). Felizmente a minha cabeça pensou a me favor.....Se eu faço uma encomenda e há taxas alfandeg+arias, tem que ser a alfândega a contatar-me... o que nãom é o caso. Sobre os CTT informo de que que fiquei sem encomendas no valor de cerca de 300 euros. Tudo amostras para a pesca. Os carteiros informaram a Ali Express que deixaram o artigo na minha caixa do correio (muitas delas nem cabiam lá) e davam como entregues. Resultado: Reclamei da CHINA. Eles fizeram corretamente o trabalho. Dos CTT: digo apenas que foram deploráveis com a resposta que me deram. Tenho vergonha de a transcerver e como cidadão português aconselho a que tenham muito cuidado com os CTT. Fui simplesmente roubado!.....Eles que me venham processar depois do que me fizeram!.....VERGONHA!.....
ResponderEliminarEu abri o link do SMS onde pedia os dados do cartão para pagar os 2.99. Não fiz mais nada. Apaguei os cookies de seguida. É necessário fazer mais alguma coisa?
ResponderEliminarNão.
Eliminareu caí que nem um patinho. inseri os dados de um cartão virtual que criei para efeito desse pagamento. E agora???
ResponderEliminarCancelar imediatamente o cartão virtual e fazer queixa junto do banco.
EliminarE verificar se retiraram algum dinheiro do cartão virtual.
Eu fui vitima. Roubaram 1200 euros com a clonagem do cartao. Reclamei as entidades competentesc e ao banco. Aguardo resposta
ResponderEliminarAcabo de receber mas não refere taxas alfândegárias mas custo do envio... mas são na mesma os 2.99€
ResponderEliminar