2020/10/11

Drone solar Sunglider voou enfrentou estratosfera sem problemas

O drone solar Sunglider da HAPSMobile completou mais um voo de teste, desta vez enfrentando as complicadas condições na estratosfera e voando durante 20 horas apenas com energia eléctrica.

São muitas as empresas que continuam a tentar criar uma plataforma voadora capaz de se manter no ar por tempo indefinido usando unicamente energia solar, e a HAPS Mobile é uma delas. O seu drone Sunglider tem superado teste após teste, e desta vez subindo até à estratosfera e por lá permanecendo durante várias horas, enfrentando ventos de 30m/s e e temperatura de -70ºC.


O voo de teste foi realizado em Setembro, tendo uma duração total de 20 horas e 16 minutos, das quais 5 horas e 38 minutos foram passadas na estratosfera, com o drone a ter atingido uma altitude máxima de 19 mil metros.

Criar um drone solar capaz de se manter no ar por tempo ilimitado é um grande desafio, e basta relembrar as condições acima referidas, com temperaturas muito pouco amigas das baterias, para ver que lá no alto as coisas se complicam ainda mais. Ainda assim, a ideia de uma plataforma voadora capaz de permanecer no ar a tempo inteiro (para além das eventuais paragens ocasionais para manutenção) e a "custo zero", sem necessidade de combustível e sem emissões poluentes, abrirá as portas a toda uma série de novos serviços. Potencialmente, poderá dispensar até alguns satélites, e permitir projectos que não seriam economicamente viáveis se estivessem dependentes de serem lançados para o espaço ou de aeronaves convencionais sempre em contagem decrescente para reabastecer.

1 comentário: