2020/10/30

Snappea faz download de vídeos e músicas do YouTube

Depois de no outro dia termos falado da app de download de vídeos do YouTube Snaptube, temos nova proposta que permite fazer o mesmo directamente do browser, o Snappea.

Para algumas pessoas pode ser mais conveniente ter uma app no smartphone ou tablet que lhes permita fazer o download de músicas e vídeos do YouTube e outras plataformas online, para outras será mais prático dispensar a instalação de apps e fazer exactamente o mesmo a partir do seu browser. E como se pode imaginar, não há falta de serviços que se dedicam a isso.

Em seguimento da sugestão que fizemos com a app do Snaptube, um dos nossos leitores sugeriu-nos uma ferramenta semelhante, mas em que tudo é feito através do browser: o Snappea.

O método de utilização para descarregar vídeos do YouTube não podia ser mais simples:
  1. Inserir o url do vídeo do YouTube que se deseja descarregar
  2. Escolher o formato e qualidade de música / vídeo que se pretende
  3. Já está

Tal como na app dedicada, temos à disposição a conversão directa do vídeo para MP3 com qualidade até 320Kbps (dependendo do que cada vídeo disponibilizar); enquanto no vídeo MP4 também temos múltiplas resoluções e qualidades à escolha, também dependentes do que cada vídeo disponibilizar - embora num teste rápido que fiz num vídeo 4K, a qualidade máxima disponível pareça estar limitada a HD 720p, o que já será mais que suficiente para a maioria das pessoas.

Esta não é a única (nem a mais popular) ferramenta de download de vídeos do YouTube e outras plataformas, mas no passado já tivemos a demonstração de que os sites mais populares também se tornam no primeiro alvo a abater pelas entidades que perseguem este tipo de ferramentas. Por isso mesmo, será até positivo que sites como este se mantenham no patamar do "sucesso moderado", que lhes permite ir continuando a operar.

É uma solução que se poderá revelar bastante mais atractiva para quem quiser fazer downloads ocasionais do YouTube (imagino que na maioria dos casos será usada para converter os vídeos para músicas, para poderem ser ouvidas em modo offline ou em background sem as restrições do YouTube), já que assim nem sequer temos que enfrentar a instalação de apps de fora da Play Store, com isso eliminando por completo uma das principais preocupações que tinha sido apontada - justamente - por vários leitores, apesar de se tratar de uma app validada como sendo segura pelo VirusTotal. Assim, não há qualquer ponto negativo a apontar, é só clicar e descarregar. :)

5 comentários:

  1. para fazer download de listas de reprodução, conhecem algum free?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Porquê divulgar uma coisa tão claramente ilegal?

    Ainda há dias se falou que o GitHub removeu um dos clientes mais populares para fazer download de conteúdos do Youtube.


    https://www.youtube.com/t/terms
    Aplicam-se as seguintes restrições à sua utilização do Serviço. Não está autorizado a:

    aceder, reproduzir, transferir, distribuir, transmitir, emitir, apresentar, vender, licenciar, alterar, modificar ou, de qualquer outro modo, utilizar qualquer parte do Serviço ou qualquer Conteúdo, exceto: (a) conforme especificamente permitido pelo Serviço; (b) com consentimento prévio por escrito do YouTube e, se aplicável, dos titulares dos direitos correspondentes; ou (c) conforme permitido pela lei aplicável;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ilegal descarregar vídeos YouTube da fundação Linux?

      Eliminar
    2. Considero mais ilegal ter que pagar uma taxa por cada KB de espaço que tenho nos discos e memórias dos equipamentos, pela eventualidade de os poder encher com uma cópia de algo pelo qual já paguei...

      Eliminar