2020/10/28

SpaceX arranca serviço Starlink "Better Than Nothing Beta"

A SpaceX vai finalmente arrancar com o seu serviço comercial de internet via satélite Starlink, ainda em fase beta, e a começar nos $99 mensais.

Com um nome criativo de "Better Than Nothing Beta", o serviço de satélite não será tão económico quanto se poderia imaginar, tendo uma mensalidade de 99 dólares, a que acresce a necessidade do conjunto router + antena que implica um pagamento inicial de 499 dólares. Mas, como o próprio nome indica, é um serviço que será "melhor do que nada", destinando-se nesta fase a todas as pessoas em locais onde não têm acesso a uma ligação decente à internet, e que em muitos casos pagam valores exorbitantes por um serviço de péssima qualidade.

Mesmo nesta fase beta com a constelação Starlink a ter apenas cerca de 800 satélites, a SpaceX promete que os clientes deverão ter ligações de 50-150Mps e "pings" de 20 a 40 ms. O que são valores bastante bons, para um serviço que pode levar a internet até qualquer ponto do planeta (quando tiver todos os satélites em órbita).

Por agora o serviço está limitado aos EUA e Canadá, mas espera-se que possa ser ampliado a outros países à medida que forem sendo lançados mais lotes de satélites, o que tem sido feito com regularidade pela SpaceX. A app Starlink também já se encontra disponível na App Store e na Play Store.

Parece-me que será inevitável que em breve os Tesla comecem a trazer antenas para se manterem ligados à rede Starlink, e a disponibilizarem um hotspot para acesso dos clientes (até que a tecnologia eventualmente permita miniturizar o acesso directo num equipamento do tamanho de um smartphone)... E depois vamos ver que tal é que os operadores de telecomunicação se irão sentir ao verem os seus clientes terem finalmente uma alternativa real que escapa ao "cartel".

6 comentários:

  1. Vou já pôr uma antenazinha dessas no meu Tesla :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso. Jà vem instalada por defeito no carro. 😝

      Eliminar
  2. O nabo do musk é q anda a dormir! Pôs câmaras escondidas no retrovisor do modelo 3 p o preparar para táxi autónomo sem condutor mas esqueceu-se de colocar a concavidade do tejadilho em vidro mas invertido e espelhado para fora, e já tinha uma antena de alto ganho em cada Tesla!!!! Finalmente os donos de teslas já andariam antenados!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. imaginem ser assim retardado como o Vitor! ahahahah

      Eliminar
  3. Vitor: Respeitinho para a pessoa mais influente do século.

    ResponderEliminar