2020/10/05

Xbox Series X ainda vai deixar jogadores à espera


Uma das grandes promessas para a nova geração de consolas era o fim dos tempos de espera nos carregamentos, mas infelizmente parece que ainda não será desta que teremos jogos imediatos.

Uma das grandes apostas para a geração de consolas que se aproxima (PS5 e Xbox Series X) foi no sistema de armazenamento, que passa a dar uso a SSDs NVMe, com transferências superiores 5GB/s. Com isso tanto a Sony como a Microsoft prometem acabar com a enorme frustração que é esperar minutos para que um jogo seja carregado e esteja apto a ser jogado, mas embora as melhorias sejam evidentes, ainda haverá muito espaço para melhorar.

Já tínhamos visto que a Xbox Series X podia reduzir para cerca de metade o tempo de carregamento dos jogos da Xbox One X. É uma melhoria muito bem vinda, mas o "problema" é que mesmo com essa melhoria, os tempos continuam a ser bastante mais excessivos do que seria desejável.


Segundo estes tempos, do tempo que demora a carregar um jogo e um save file para se estar pronto a jogar; é certo que se pode agradecer a poupança de tempo que reduz jogos como Borderlands 3 de 213 segundos para apenas 56 segundos, mas o que me preocupa mais é que isso significa que os jogadores continuarão a ter que aguardar entre 30 segundos a 1 minuto para poderem jogar um jogo - e isto numa consola com um SSD capaz de transferir 5GB/s. Ou seja, estamos a falar de tempo suficiente para que a consola lesse entre 150GB a 300GB de informação(!) que nos faz perguntar que raio é que os developers estarão a fazer.

Felizmente, esta nova geração de consolas também conta com sistemas de quick resume, que basicamente mantêm uma cópia da memória da consola gravada, permitindo que se retome um jogo de forma bastante mais rápida, em menos de 10 segundos; e que permitirá manter cerca de meia dúzia dos jogos mais recentes prontos a jogar sem esperar pelo tempo de carregamento.

Dito isto, há que referir que estes tempos se referem a jogos "antigos" da Xbox em modo de compatibilidade, e não a jogos criados de raiz para a Xbox Series X. Pelo que espero que, no caso de jogos feitos para Series X, os tempos de carregamento nunca venham a passar os 10 segundos; e se assim não for, é sinal de que alguma coisa vai mal nos estúdios que fizerem esses jogos.

1 comentário:

  1. Isso são os valores de jogos sem qualquer tipo de optimização. Espera-se uma redução de tempos a todos os que levarem um patch para a nova gen.

    ResponderEliminar