2020/10/04

YouTube 4K chega à Apple TV mas sem HDR


Depois de anos sem acesso a vídeos 4K no YouTube, os utilizadores com Apple TV podem finamente começar a ver vídeos com maior qualidade... mas ainda com algumas limitações.

A Apple TV pode ser uma das mais apetecíveis "boxes" multimédia no mercado, mas no caso do YouTube ficava aquém do que praticamente qualquer outra box podia fazer, nem sequer tendo acesso a vídeos com resolução 4K. Algo que a Apple disse que iria resolver, e que agora concretiza, mas apenas parcialmente.

Utilizadores com Apple TV estão finalmente a poder seleccionar a qualidade 4K no YouTube, mas infelizmente limitados a 30fps e sem acesso a conteúdos com HDR.

Suspeita-se que essa limitação possa estar relacionada com o facto do YouTube usar o codec VP9 e a Apple TV não ter descodificação por hardware para esse codec, tendo que o fazer por software, e assim limitando o tipo de vídeo que conseguirá descodificar. Por agora o acesso ao 4K já será um bom primeiro passo, mas esperemos que no futuro possa ser melhorado para incluir vídeos 4K com HDR e a pelo menos 60 fps.

2 comentários:

  1. Que vergonha, até um chromecast google tv de 70€ tem 4k HDR e Dolby Vision...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está-se a falar do YouTube. O mundo gira à volta do YouTube e do codec usado pelo YouTube? ;-)

      Desde que o televisor seja 4K e HDR e o formato do vídeo seja compatível a transmissão da Apple TV é em 4K e HDR. Formatos de vídeo da Apple TV:
      - Vídeo H.264/HEVC SDR até 2160p, 60 fps, perfil Main/Main 10
      - HEVC Dolby Vision (perfil 5)/HDR10 (perfil Main 10) até 2160p
      - Perfil Baseline H.264 de nível 3.0 ou inferior com áudio AAC-LC até 160 Kbps por canal, 48 kHz, áudio estéreo em formatos de ficheiro .m4v, .mp4 e .mov
      - Vídeo MPEG-4 até 2,5 Mbps, 640x480 píxeis, 30 fps, perfil Simple com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48 Khz, áudio estéreo em formatos de ficheiro .m4v, .mp4 e .mov

      Eliminar