2020/10/21

YouTube prepara ajuste de qualidade global

O YouTube está a remodelar a forma como se selecciona a qualidade dos vídeos, e a deixar escolher um nível de qualidade global para todos os vídeos.

Se detestam ter que andar a escolher a qualidade manualmente em todos os vídeos do YouTube que abrem, isso em breve poderá acabar. O YouTube está a preparar uma remodelação da forma como se escolhe a qualidade dos vídeos, e onde passará a haver uma definição para escolher a qualidade a aplicar a todos os vídeos que se vejam na plataforma.

Continuará a ser possível seleccionar uma qualidade diferente, manualmente, para vídeos que se estejam a ver; mas pelo menos irá garantir que a qualidade base é aquela que se escolheu.

Por outro lado, temos más notícias para aqueles que gostavam de escolher a qualidade com base na resolução do vídeo. Em vez das habituais selecções 480p, 720p, 1080p, etc. o YouTube passará a apresentar apenas uma descrição genérica de Automático, Qualidade Melhorada, ou Poupança de Dados. São designações mais "populares", mas que não permitem saber o que é que se está de facto a escolher.

Pelo menos, nos vídeos individuais parece que continuará a haver uma opção avançada que continuará a dar acesso à escolha pela resolução.

Ainda relacionado, o YouTube para Android adoptou o sistema de arrastar na linha do vídeo que existia no iOS. Ou seja, deixa de se poder saltar para qualquer ponto do vídeo com um só toque, algo que a Google diz que resultava em saltos acidentais; e passa a ser necessário "pegar" no ponto em que se está e arrastá-lo para o momento pretendido.

6 comentários:

  1. Para mim é uma má notícia.

    No local onde habitualmente assisto a vídeos no Youtube (monitor de 19 polegadas 4:3) dá-me mesmo muito jeito assistir em 480, por vezes passar a 720 e muito (mas mesmo muito) raras vezes passar a 1080.

    Sem essas três definições bem explícitas, irei sentir-me um pouco perdido...

    Já agora, como farão com os antigos vídeos de 240 e 360 (já para não falar dos 144)? Irá passar tudo a "poupança de dados" não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terás que ir a "opções avançadas" e lá devem continuar disponíveis as resoluções específicas.

      Eliminar
  2. Eu ultimamente tenho notado uma quebra muito grande na qualidade... Está quase sempre nos 480p! Quando tenho cocaína 200/200 e o telemóvel suporta 5ghz...E estou na salar, junto ao router.

    Não entendo o porquê disto acontecer.

    Depois aumento a qualidade e ele já se deixa ficar.

    Alguma dica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto-me qual seria a palavra que deveria estar aí em vez de "cocaína"?

      Eliminar
    2. Deve ser "contratado". Deve ter um tarifário 200/200.
      Mas exprimir cocaína como velocidade de internet é muito à frente :)

      Eliminar
    3. haha Era mesmo contratado. Não faço ideia como é que alterou para cocaína

      Eliminar