2020/11/11

Apple M1 supera Intel sem dificuldades?

A Apple já revelou os seus primeiros Macs ARM com o seu chip M1, e as coisas parecem ter ido de mal a pior para a Intel.

A Apple passou a apresentação a dizer que este seu chip M1 é múltiplas vezes mais rápido que chips concorrentes, tendo no entando o cuidado de quase nunca entrar em comparações concretas. No entanto, extrapolando os resultados obtidos pelo A14 usado nos iPhone 12, e que se pode considerar uma versão mais modesta deste M1 destinado aos Macs, parece que estaremos mesmo perante um ponto de viragem para a indústria dos computadores "tradicionais".

O site Anandtech tem feito análises ao desempenho dos chips da Apple ao longo dos anos, e os resultados falam por si.

Este é um percurso que mantém uma linha de evolução constante a cada nova geração dos chips da Apple. Em apenas 5 anos, a Apple triplicou o desempenho do A9 para o A14 (de 21 SPECiint2006 para 63); enquanto que a Intel conseguiu melhorias de apenas 50% nos seus chips (de 41 para 58). Mais significativo, é que com a geração A14 a Apple supera os chips da Intel, o que também é indicador de que este era mesmo o momento fulcral para a Apple avançar com a transição para os seus próprios chips nos Macs.

Fica-se agora a aguardar com enorme ansiedade pelos resultados efectivos do M1 assim que os primeiros Macs desta nova geração chegarem ao mercado (já na próxima semana). Mas tudo leva a crer que não haverá nada no campo da Intel ou AMD que possa competir em termos de desempenho e consumo com este novo chip da Apple. O ano de 2021 vai ser certamente um ano de grandes mudanças no mundo dos "PCs".

6 comentários:

  1. O que mais me admirou foi em sites ditos de referência e órgãos de comunicação ninguém ter dado conta que o M1 é um chip - baseado na arquitetura ARM,

    SoC para aqui, desempenho para ali, parecia que estavam a falar de smartphones (todos de arquitetura ARM), ou da comparação entre os processadores Intel e AMD (com a mesma arquitetura M&Intel).

    Não, não é assim, o M1 é um chip baseado em ARM, que permite correr apps para computador (Mac, com arquitetura MIntel) e para smartphone e tablet (de arquitetura ARM).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, esse comentário está por todo o lado...
      Parece que estás a falar de batatas e de repente passas a falar de feijões.

      Explica lá qual é o teu problema aqui, mas tenta não te esforçares muito com a escrita que já estou a ver que não é o teu forte.

      O M1 é um SoC ARM que permite o que qualquer SoC permite. A parte de correr aplicações x86 é software.

      Eliminar
    2. Faltou-me acrescentar que a Microsft já anda a falar disso com o Windows há anos?

      Eliminar
    3. RISC vs CISC é uma luta entre arquiteturas que chega agora a um ponto interessante. Muitas melhorias do RISC são baseadas em CISC e vice versa. ARM (advanced risc machine) é o hoje o expoente máximo dessa arquitetura, versus x86 que é o expoente máximo da arquitetura CISC..... vamos ver se este tipo de discussões como nos comentários acima tem algum valor mais à frente, mas para mim existir estas duas só faz com que o poder computacional continue a evoluir, é uma especie de CR7 vs Messi.

      Eliminar
    4. RISC vs CISC é uma luta entre arquiteturas que chega agora a um ponto interessante. Muitas melhorias do RISC são baseadas em CISC e vice versa. ARM (advanced risc machine) é o hoje o expoente máximo dessa arquitetura, versus x86 que é o expoente máximo da arquitetura CISC..... vamos ver se este tipo de discussões como nos comentários acima tem algum valor mais à frente, mas para mim existir estas duas só faz com que o poder computacional continue a evoluir, é uma especie de CR7 vs Messi.

      Eliminar
    5. RISC vs CISC é uma luta entre arquiteturas que chega agora a um ponto interessante. Muitas melhorias do RISC são baseadas em CISC e vice versa. ARM (advanced risc machine) é o hoje o expoente máximo dessa arquitetura, versus x86 que é o expoente máximo da arquitetura CISC..... vamos ver se este tipo de discussões como nos comentários acima tem algum valor mais à frente, mas para mim existir estas duas só faz com que o poder computacional continue a evoluir, é uma especie de CR7 vs Messi.

      Eliminar