2020/11/13

Apple prepara sugestão de apps alternativas no iOS 14.3

O mais recente iOS 14.3 revela a sugestão de apps alternativas no processo de configuração inicial de iPhones e iPads.

A Apple lançou (e logo de seguida retirou) o iOS 14.3 beta para os developers, mas isso foi suficiente para que alguns o apanhassem e começassem a escrutinar as diferenças. Entre elas encontra-se uma estreia para a Apple que poderá revelar o impacto dos processos que tem vindo a sofrer. Embora ainda não esteja activado, o iOS 14.3 vem preparado para, durante o processo inicial de configuração de um iPhone / iPad, apresentar sugestões para a instalação de apps alternativas.

Ou seja, em vez de se limitar a ficar com as apps da Apple pré-instaladas com o sistema, a Apple poderia apresentar a sugestão de apps alternativas para o mail, browser, e outras. Seria uma potencial forma de apaziguar as entidades europeias, onde estão em curso processos contra o "abuso de poder" da Apple no iOS; mas resta saber se isto seria suficiente.

Por exemplo, no caso dos browsers, por muito que a Apple apresente browsers "alternativos", na verdade todos eles continuam a ter que utilizar o motor so Safari integrado no sistema, já que a Apple não permite que os developers disponibilizem verdadeiros browsers alternativos. Da mesma forma, todos os developers continuam a só poder chegar aos utilizadores iOS através da App Store, seguindo as regras e pagando as comissões à Apple, sem qualquer alternativa.

Veremos que tal o ano de 2021 decorre, e que tipo de concessões a Apple poderá ser obrigada a fazer.

2 comentários:

  1. Ora aí está um belíssimo exemplo.
    Na China alguém instala, de uma loja alternativa, o browser 米弗洛雷斯 de código desconhecido, que se vem a constatar mais tarde que transmite malware.
    Não é melhor circunscrever essa situação só ao Android?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar