2020/11/26

Apple quer ecrãs OLED de maior longevidade para os iPad Pro

A Apple está a pedir à Samsung e LG ecrãs OLED com maior longevidade do que os que têm fornecido para os iPhones, com o objectivo de os aplicar aos iPad Pro.

Os ecrãs OLED têm mostrado o que valem nos iPhones, e embora existam informações de que a Apple tem investido na tecnologia micro-LED, por agora parece estar a considerar recorrer também aos OLED para os iPad Pro. Só que, em vez de se satisfazer com a tecnologia utilizada para os ecrãs dos smartphones, a Apple está a pedir que produzam ecrãs OLED que garantam uma maior longevidade.

Ao contrário dos smartphones, que muitas pessoas continuam a trocar de ano para ano, ou a cada dois ou três anos, os tablets são equipamentos que se mantêm durante muito mais tempo e que também poderão passar muito mais tempo com o ecrã ligado. Tendo isso em conta, a Apple não quer arriscar que um iPad com três ou quatro anos comece a apresentar alterações de cor, ou - pior ainda - comece a sofrer de efeitos de burn-in / retenção de imagem.

Curiosamente, a LG já tem capacidade para produzir tais ecrãs, pois são utilizados no sector automóvel para onde também fornece ecrãs OLED; pelo que não lhes deverá ser difícil dar resposta aos pedidos da Apple. Já a Samsung, tem estado a preparar uma das suas linhas de produção para poder fabricar os ecrãs com os pixeis reforçados, que podem duplicar ou triplicar o tempo de vida útil dos subpixeis OLED.

Tendo em conta que só agora a Apple estará a fazer este pedido, não deverá ser uma alteração que seja aplicada nesta próxima geração de iPad Pro.

2 comentários:

  1. A LG também tem experiência em OLED no campo das TVs, que também se espera que tenham longos períodos de utilização ligados e que durem por vários anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas nas TVs usam OLEDs completamente diferentes (WRGB) para evitar isso (basicamente, usam todos os subpixeis OLED "brancos", e depois com filtros de cor por cima - assim evitam preocupar-se com desgaste prematuro dos azuis em relação aos vermelhos, por exemplo)
      É o motivo pelo qual a Samsung ainda não se aventurou nas TV OLED...

      Eliminar