2020/11/19

Apple reduz comissão na App Store para 15% para apps que facturem menos de $1M

A Apple fez uma jogada inteligente na App Store, reduzindo a comissão para metade (15%) mas apenas para os developers que facturem menos de 1 milhão de dólares por ano.

A Apple tem sido repetidamente atacada por ter um domínio monopolista sobre a App Store e o acesso aos dispositivos iOS, e um dos elementos repetidamente criticados é a comissão "excessiva" de 30%. Pois bem, a Apple acaba de tirar esse elemento da equação, mas só para alguns. As empresa e developers que facturem menos de 1 milhão de dólares por ano verão a comissão reduzida de 30% para uns menos contenciosos 15%.

Uma medida que agradará imensamente à esmagadora maioria dos developers, mas que em nada afecta aqueles que mais se queixam, como a Epic, Spotify, e demais empresas que facturam muitos milhões. Aliás, será significativo verificar que esta medida irá reduzir a comissão para 98% dos developers na App Store, mas sendo que estes 98% representam menos de 5% das receitas da App Store!


Não será por isso surpresa que a Epic já tenha vindo reclamar desta alteração, que acaba por ser uma forma fácil da Apple agradar a "todos" os developers (com excepção dos tais 2% que representam 95% da facturação), evitando que potencialmente se aliem a estas empresas que se têm posicionado como defensoras dos direitos de todos os developers contra o monopólio da Apple.

É aquilo que se pode dizer uma "jogada de mestre" por parte da Apple, com grandes benefícios potenciais em troca de um custo real extremamente reduzido. Resta saber se será suficiente para ter impacto nos processos em curso.

2 comentários:

  1. Os ricos e poderosos fazem deste mundo o que muito bem entendem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não queres passar antes pelo “Citador”?
      https://www.citador.pt/frases/citacoes/t/riqueza

      Eliminar