2020/11/30

As 10 regras básicas a conhecer nos iPhones

Quem pegar num iPhone pela primeira vez poderá ficar um pouco intrigado sobre como realizar certas operações que se podem considerar básicas - como desligar o smartphone - e por isso, nunca é demais relembrar algumas das operações básicas e como podem ser feitas.

Quem utiliza iPhones há anos foi acompanhando as evoluções do iOS ao longo dos anos e considerará o uso do seu smartphone como algo perfeitamente natural; mas as coisas mudam de figura para quem se deparar com um pela primeira vez. O acto de desligar um iPhone pode ser o exemplo perfeito disso, já que quem fizer um simples clique no botão de power apenas acende ou apaga o ecrã, e se o mantiver pressionado apenas irá chamar a Siri, podendo levar ao desespero de quem quiser desligar ou reiniciar o seu smartphone.

Por isso, nada como uma pequena cábula a explicar 10 operações nos iPhones que serão de conhecimento aconselhado para quem usar um iPhone:

  • Control Center: deslizar do topo do ecrã para baixo no canto superior direito (manter pressionando os icons no control center mostra opções adicionais)
  • Multitasking: deslizar do fundo do ecrã para cima e manter o dedo parado.
  • Mudança rápida entre apps: deslizar para a direita ou para a esquerda no fundo do ecrã.
  • Acesso à Siri: Dizer "Hey Siri" ou manter pressionado o botão lateral enquanto se fala.
  • Apple Pay: fazer duplo clique no botão lateral.
  • Captura de ecrã: pressionar o botão de lateral e de volume cima simultaneamente (tocar no pequeno preview que aparece momentaneamente permite editar directamente a imagem)
  • Chamada de emergência SOS: pressionar o botão lateral e qualquer botão de volume durante vários segundos, e depois deslizar o botão no ecrã para confirmar a chamada.
  • Desligar o iPhone: pressionar o botão lateral e botão de volume durante vários segundos, e depois deslizar na opção para desligar o iPhone.
  • Fazer baixar o conteúdo no ecrã para acesso facilitado: Depois de activada a opção na Acessibilidade > Touch, deslizar para baixo na parte inferior do ecrã.
  • Back Tap: Também configurável em Acessibilidade > Touch, permite escolher múltiplas funcionalidades para quando se dá dois ou três toques na parte traseira do iPhone (como abrir a câmara, desligar o ecrã, aceder às notificações, etc.)

São coisas que numa questão de dias se tornarão naturais, mas que para quem se deparar com um iPhone sem ter ninguém por perto para lhe dar um "mini-curso", poderiam fazer com que fosse preciso recorrer ao Google. :)

4 comentários:

  1. Para desligar, aquilo que uso é botão volume para cima, depois volume para baixo e botão lateral. Não precisam de ficar pressionados em simultâneo

    ResponderEliminar
  2. No outro dia fui mexer num, e achei ridiculo para se voltar para tras na app, tem de se fazer o back gesture so na parte esquerda do ecra!! Nisso em android é muito melhor... até pq para quem não é canhoto, é mais normal fazer essa gesture no lado direito do ecran do q no esquerdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O iPhone não tem "back", fica ao critério de cada app implementar a forma de navegação que achar mais conveniente. Não me lembro de alguma vez ter usado um "deslizar" para andar para trás numa app iOS.

      Eliminar
    2. eu fiz essa gesture no iphone q experimentei numa loja, n experimentei em todas apps nesse iphone, mas a gesture em algumas coisas funcionava https://youtu.be/rFGvzHYch6A?t=106

      Eliminar