2020/11/18

Chrome recebe a maior aceleração dos últimos anos

A equipa da Chrome quer um final de ano em grande para o browser da Google e lançou uma actualização com inúmeras melhorias a nível de desempenho e redução do uso de memória.

Com esta actualização o Chrome deverá receber a melhor melhoria de desempenho dos últimos anos, prometendo um arranque 25% mais rápido, carregamento de páginas 7% mais rápido, redução do uso de CPU e RAM, navegação "back - forward" instantânea no Chrome para Android, e autonomia ampliada em mais de 1 hora.

Um dos pontos chaves para conseguir estas melhorias é um novo sistema que dá prioridade à página activa, reduzindo o CPU para todas as demais páginas abertas - mas com isto a ser feito de forma a que não impeça o correcto funcionamento de coisas em background, como ouvir música, ou receber notificações.

Para os utilizadores que mantêm dezenas ou centenas de tabs abertas, este Chrome traz também uma prática funcionalidade de pesquisa de tabs.
E, também prático, é a expansão das capacidades da barra de endereços, que poderá ser usada para efectuar acções como a gestão de passwords, ou apagar o histórico, directamente a partir da omnibar sem obrigar os utilizadores a terem que ir primeiro às definições e depois aí pesquisarem o que querem fazer.

A página inicial também irá ser remodelada, passando a apresentar "cartões" relativos às últimas coisas que se fizeram, mas por agora será apenas em versão de teste reduzido para alguns utilizadores, para recolher opiniões antes de fazer um lançamento em larga escala.

2 comentários:

  1. Uma coisa que faz falta é um aviso antes de fechar mais do que 1 tab! Nada que um ctrl+shift+t não resolva... Mas é só chato.

    ResponderEliminar
  2. Vou continuar com o Firefox, obrigado.

    ResponderEliminar