2020/11/21

Como criar um painel decorativo "neon" com LEDs

Quem se sentir fascinado pelos sinais neon, pode agora recria-los de forma bastante mais económica com fitas LED, com um resultado praticamente indistinguível do original.

No outro dia falei-vos do sistema XOD de programação visual para Arduino, hoje trago-vos o projecto que me deu a conhecer esse sistema: o de recriar um sinal neon animado com fitas LED.

No passado já tinha passado por projectos idênticos usando fitas LED comuns, e o resultado não era tão parecido com os neon originais quanto se desejaria - mesmo tentando disfarçar os LEDs com tubo difusor. No entanto, desta vez é usada uma fita LED que produz uma iluminação bastante mais uniforme, e que mesmo tendo o incoveniente de ter uma profundidade superior às fitas normais, neste caso até acaba por ser vantajoso para facilitar a fixação.

Depois, basta um Arduino para controlar a iluminação (neste caso, só para ligar / desligar diferentes segmentos, tal como seria feito num painel neon) e um pouco de tempo e paciência para criar o desenho no tamanho pretendido e guiar a fita LED pelos traços desejados.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)