A Disney continua a ensinar os seus robots a imitarem os humanos, agora com movimentos dos olhos mais naturais.
O interesse da Disney pela robótica teve início há mais de meio século, quando começou a criar as primeiras criaturas animatrónicas para os seus parques temáticos, e desde então as coisas não têm parado de evoluir. Os tradicionais movimentos "robóticos" dos personagens humanóides tem-se tornado cada vez mais natural e, neste caso, as melhorias focam-se num detalhe crucial para o realismo: os olhos.
Os olhos têm importância fundamental no contacto humano, e por isso mesmo podem também revelar imediatamente quando se está a olhar para um personagem artificial. Mas com esta nova versão, as coisas podem começar a ficar mais complicadas de distinguir, já que os investigadores da Disney tentaram replicar até os movimentos involuntários dos olhos que ocorrem naturalmente, com resultados impressionantes.
Não ajudará que por agora o sistema tenha sido demonstrado num robot "despido" de pele, o que o torna bastante estranho... mas só assim se pode apreciar todos os mecanismos que estas cabeças robóticas avançadas possuem.
2020/11/02
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)