2020/11/26

Fujifilm GFX100 melhorada para os 400MP com novo firmware

A já impressionante Fujifilm GFX100 com sensor de 102MP torna-se ainda melhor com um novo firmware que permite captar fotos de 400MP.

Não é todos os dias que vemos um firmware a quadruplicar a resolução de uma câmara, mas neste caso é mesmo verdade, embora não da forma directa que muitos poderão estar a pensar. A GFX100 passa a poder tirar fotos de 400MP, mas usando um sistema de pixel-shifting e multi-fotos, ao estilo dos que são utilizados por algumas técnicas de super-resolução. Neste caso, a câmara tira partido do sistema de estabilização do sensor, para o deslocar ligeiramente, e captar 16 fotos de 100MP que, quando combinadas permitem recriar uma foto de 400MP com informação RGB real por pixel, sem os artefactos dos padrões Bayer.

O processo consite em tirar uma foto, deslocar o sensor um pixel para a esquerda, tirar outra foto, deslocar um pixel para baixo, outra foto, um pixel para direita foto - resultando no primeiro lote de quatro imagens. Depois, todo este processo é repetido quatro vezes, com o ponto de referência inicial a ser o sensor deslocado 0.5 pixeis em cada um desses sentidos.

Como se poderá imaginar, é um sistema adequado apenas para cenas e objectos completamente estáticos, o que não será problema para projectos de preservação de obras de arte e fotos de produtos em estúdio (embora raramente estes últimos tenham necessidade efectiva de tirar fotos com tal resolução).

Claro que também temos o reverso da medalha. Uma foto JPEG de 100MP desta câmara já ocupa mais de 50MB, mas com este novo modo, as fotos de de 400MP saltam para os 205MB! Algo que seguramente dará que pensar a todos os que passaram pela era em que se usavam cartões de memória de 32MB e 64MB, e se sonhava um dia poder ter um cartão com 128MB ou 256MB. :)

2 comentários:

  1. "mais melhor" 400mp é mesmo mais melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso até se aplicaria bem. :D
      Mas não, foi mesmo efeito de estar a escrever em multitasking, e de "reescrever" a ideia a meio da frase. Corrigido, obrigado.

      Eliminar