2020/11/21

Internet Archive preserva jogos e animações Flash

Depois dos jogos MS-DOS (e muitos outros), o Internet Archive começa também a preservar jogos Flash para a posteridade.

Estamos a pouco mais de um mês do fim do Flash e da sua remoção da maioria dos browsers modernos, e com isso será bastante mais difícil aceder a todo um vasto catálogo de conteúdos Flash que foram criados ao longo de várias décadas. Um catálogo que o Internet Archive quer preservar, com toda uma nova secção dedicada exclusivamente a conteúdos Flash que poderão continuar a ser vistos através de um emulador, permitindo que funcionem em qualquer browser sem necessidade de o terem instalado.

Embora há muito que o Flash esteja condenado, por ser um poço de vulnerabilidades e de ser um assassino da autonomia, vai seguramente deixar saudades. Ainda me recordo perfeitamente das incontáveis horas que perdi a jogar Desktop Tower Defense, que de tempos a tempos ainda voltava a revisitar e se mantinha tão divertido como sempre; e imagino que muitas mais pessoas também ainda gostassem de manter o acesso a alguns jogos Flash "nostálgicos".

Esperemos que todos eles venham a fazer parte da colecção no Internet Archive, para que não se tornem em mais uma vítima da evolução digital que nos corta o acesso aos conteúdos mais antigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)