2020/11/14

iPad com ecrã Mini-LED em 2021

Quem estiver a pensar investir num iPad poderá querer adiar a compra mais alguns meses, esperando pelos modelos mini-LED que deverão chegar na primeira metade de 2021.

O habitualmente acertado Ming-Chi Kuo diz que a Apple se prepara para lançar o seu primeiro iPad com ecrã mini-LED nos primeiros meses de 2021, acompanhado por uma nova geração de AirPods 3 com design idêntico ao dos AirPods Pro. A parte dos ecrãs mini-LED será a mais interessante, pois há muito que se espera que a Apple adopte esta tecnologia para os seus ecrãs, e há anos que essa transição está a ser preparada.

Os ecrãs mini-LED (não confundir com os micro-LED), permitem criar uma grelha de LEDs de relativa alta-densidade num ecrã LCD, facilitando a criação de ecrãs LCD com local dimming, que podem ajustar luminosidade em diferentes partes do ecrã para melhorar o contraste e assim se aproximarem da qualidade de imagem proporcionada pelos ecrãs OLED, mas sem haver receios quanto a problemas de burn-in ou retenção de imagem, o que os tornaria mais adequados para ecrãs de computadores, portáteis, e também tablets.

Segundo os rumores, a Apple está a preparar uma série de produtos com ecrãs mini-LED, incluindo vários iPads (iPad Pro de 12.9", iPad mini de 7.9", e iPad de 10.2"), MacBook Pro de 14.1" e 16", e também um iMac Pro de 27". Era esperado que a estreia fosse feita com o iPad Pro de 12.9" no final do próximo ano, mas com esta actualização, pode dar-se o caso da Apple adiantar o lançamento do iPad Pro - ou - que optará por estrear a tecnologia noutro iPad mais acessível.

Seja como for, a não ser que estejam urgentemente a precisar de um iPad, não custará aguardar mais alguns meses para ver o que a Apple irá lançar, já que estes ecrãs mini-LED irão fazer com que todos os ecrãs LCD convencionais pareçam "do século passado".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)