2020/11/17

Microfone Elgato Wave:1

A Elgato tem vindo a reforçar a sua gama de acessórios para o segmento dos streamers, e é nesse âmbito que lançou o microfone Wave:1.

O Elgato Wave:1 é um microfone de condensador, com ligação USB e que encaixa perfeitamente no ecossistema Elgato de produção.

Para além do microfone, que vem com uma base bastante robusta - e pesada - que dá confiança que o microfone não ande a passear pela mesa ou caia ao mínimo encontrão (e também contribui para reduzir as vibrações que chegam ao microfone), temos um cabo USB-C com comprimento generoso (2.5m), e um adaptador que permite encaixar o microfone a um braço articulado ou noutros suportes.

A qualidade de construção e dos acabamentos é excelente, o que é uma boa notícia considerando que se trata do modelo de entrada de gama da Elgato, que também disponibiliza o Wave:3 para quem desejar ir mais além.
A nível de controlos no microfone, não temos muita coisa, limitando-se a um botão que permite fazer mute, e também ajustar o volume da saída de monitorização de som.

Para além da saída digital via USB-C, temos uma sempre prática e conveniente saída de áudio analógico com ficha de 3.5mm. Uma saída que permite fazer a monitorização áudio sem qualquer dependência do sistema que se estiver a utilizar, e assim também evitando o potencial lag que por vezes o processamento digital pode adicionar - para não falar que assim também podemos utilizar o microfone de forma analógica mesmo que, por qualquer motivo, o computador esteja "indisponível".


Embora seja possível utilizar o Wave:1 como qualquer microfone comum, a Elgato disponibiliza o seu software Wave Link para maximizar o uso deste microfone, e também facilitar integração com outros produtos como o Stream Deck.

O Wave Link permite fazer a gestão de até 9 canais áudio independente, como microfone, música de fundo, som dos jogos, chat áudio, etc. e combiná-los da forma desejada, com possibilidade de se terem duas configurações de saída diferentes em simultâneo: uma para os headphones locais, outra para a saída de streaming para o serviço que se desejar usar. Desta forma o utilizador pode focar-se nuns canais, por exemplo, dispensando a música de fundo, enquanto a emissão continua com a música a ouvir-se.

Sendo um microfone com cobertura "cardióide", o Wave:1 ajuda a reduzir barulhos externos e a captar apenas a voz do utilizador, no entanto isso não invalida que um dos pontos críticos para qualquer microfone seja ter um ambiente pensando para a captação de som. Quer isso dizer que ainda assim se podem fazer ouvir coisas como um teclado, ou até as ventoinhas do PC no caso dos PCs mais barulhentos.

Quem tiver a ambição de melhorar a qualidade sonora dos seus relatos ou conversas (algo que já estará implícito para quem considera um microfone como este), poderá também ser recomendável adicionar o filtro "anti-pop" que se encaixa no seu suporte, embora o seu preço de 29.99 euros possa fazer com que muitos prefiram procurar alternativas mais em conta.
O microfone Elgato Wave:1 tem um preço oficial de 139.99 euros, e torna-se numa opção fortemente recomendada para quem já utilizar os demais produtos da marca, ou planear vir a fazê-lo no futuro.

O Elgato Wave:1 oferece uma qualidade sonora bastante aceitável para o preço, já se enquadrando no segmento em que será recomendável fazer a preparação adequada para tirar o máximo partido dele (como reduzir equipamento barulhento por perto). Tem apenas os controlos mínimos indispensáveis, o que acaba por fazer com que um dos seus maiores concorrentes seja o seu irmão Wave:3, que está disponível por um valor pouco superior (€169.99) e conta com mute digital touch e botão rotativo com mais funções e indicadores visuais no próprio microfone.

Elgato Wave:1

Quente


Prós
  • Qualidade sonora
  • Saída de monitorização analógica
  • Construção e base robusta
Contras
  • Controlos físicos limitados
  • Preço demasiado próximo do Wave:3

Elgato Wave:1

Quente (4/5)

1 comentário:

  1. Vamos começar a ver abertoatedemadrugada a dar os primeiros passos em streaming? count me in.

    ResponderEliminar