2020/11/23

PC arranca DOS de um disco de vinil

A nostalgia do regresso ao passado foi levada ao limite, por este projecto que mostra um PC a arrancar DOS a partir de um disco... de vinil.

Alguns de vocês ainda se recordarão a de trabalhar com PCs com dois drives de floppy discs de 5.25", e de ter que aguardar pacientemente que o sistema arrancasse. Em micro-computadores como o ZX Spectrum, nem sequer se tinha o luxo das disquetes, e eram as cassetes que dominavam. E agora, temos o louco projecto que decidiu misturar tudo isto com o ressurgimento do interesse pelos discos de vinil, demonstrando como um computador podia arrancar DOS a partir de um disco de vinil de 10".

O sistema teve quer ser reduzido, sendo feito a partir do FreeDOS e uma variante "micro" do COMMAND.COM, contando ainda com uma ROM modificada para permitir fazer o arranque do computador directamente a partir de um modem de cassete - que neste caso faz a leitura do som a partir de um disco de vinil e não de uma cassete.

O disco em si, um disco de vinil de 10", contém um DOS de arranque com apenas 64512 bytes, sendo necessário aguardar 6 minutos e 10 segundos para o que o sistema completamente carregado, a uma velocidade de 45 rpm. Um choque nostálgico, para todos aqueles que se lembram do ritual de ligar o computador e ir fazer um café ou outra coisa, à espera que ele arrancasse. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)