2020/11/14

Ring alerta para risco de incêndio em caso de má instalação

A Ring (pertencente à Amazon) emitiu um aviso relativo à possibilidade de incêndio no caso das suas câmaras-campainha serem mal instaladas.

Embora com algumas polémicas relativas à cedência de imagens às autoridades, as câmaras Ring continuam a ser das mais populares para quem quer dar inteligência à campainha da sua porta, permitindo ver e falar com quem estiver à porta mesmo quando estiver longe de casa, para além de também funcionar como câmara de vigilância que pode alertar para quem andar a rondar a sua casa - sendo que para isso também contribui a sua facilidade de instalação.

Este alerta de risco de incêndio não se deve a nenhum problema de fabrico, nem obriga a nenhuma troca das câmaras, mas a um mero esclarecimento ao estilo dos que são tão habituais nos EUA, onde nas máquinas de lavar roupa é necessário indicar que não se destinam a lavar crianças.

O "problema" deve-se somente aos casos em que os clientes utilizarem o parafuso errado no fecho de segurança da câmara, usando um parafuso de fixação mais comprido que poderá perfurar a bateria.
No fundo, é o tipo de aviso que deveria ser dispensável e desnecessário, mas que, por via das dúvidas, não fará mal realçar para os mais distraídos.

2 comentários:

  1. Realmente as Ring são o exemplo de produto problemático... de ser só para a própria pessoa ver as imagens de repente passa a ser a polícia e sabe-se lá mais quem (serviços secretos) a também ter acesso.

    É a prova que só soluções auto-alojadas e auto-geridas e desenvolvidas por quem tem a privacidade e segurança a sério em mente é que tem alguma hipótese de prevenir abusos por parte de terceiros, independentemente das suas supostas boas intenções, cuja infinidade de abusos acabam sempre por ser conhecidos seja de forma oficial ou não oficial... porque se existir a possibilidade os seres humanos vão invariavelmente acabar por abusar de tal posição, se não todos, pelo menos alguns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. A tentação é sempre muito grande.
      E haverá sempre alguém que não consiga batalhar contra as tentações...

      Eliminar