2020/11/12

Sony PS5 tem browser escondido

A Sony decidiu não incluir um browser na PS5, mas a verdade é que tem um browser interno escondido, que se pode usar.

Quando a Sony confirmou que a PS5 não seria lançada com um browser, aquilo a que se estava a referir era um browser acessível publicamente, já que a consola continua a ter um browser interno que é usado para apresentar informação como os manuais da consola. E, na melhor tradição dos caminhos alternativos, eis que já foi descoberta uma forma de escapar dos manuais da PS5 para visitar a web em geral.

Quem der um salto aos settings do sistema e carregar o manual de utilizador, poderá comprovar que o manual é na verdade um browser que apresenta informação do site manuals.playstation.net (que está bloqueado para só funcionar na PS5). O problema é que aqui não temos forma de inserir um URL ou clicar num link que nos permita escapar deste site. Para isso será necessário ir à secção "Users and Accounts" na PS5 e escolher "Link with Other Services". Aqui os utilizadores terão a opção para associar uma conta do Twitter, e é aqui que está o segredo.

O processo atira-nos para uma página de login do Twitter, e em vez de se fazer o login, o truque consiste em clicar no icon do Twitter no topo da página.

Isto atira o utilizador para o interface web do Twitter, e a partir daí será possível encontrar com relativa facilidade os links desejados, quer em tweets, quer nos perfis das contas oficiais dos variados serviços, como o YouTube, e tudo mais - que ficam a uma pesquisa de distância.

Os resultados são variados, e nem tudo poderá funcionar; mas demonstra que as intenções de bloquear o acesso ao browser já foram derrotadas ainda antes mesmo da PS5 ter chegado oficialmente ao mercado - coisa que acontece hoje (12 de Novembro) nalguns países, mas que em Portugal só acontecerá no dia 18. É também de esperar que a Sony já esteja a tratar de tapar este "buraco", que provavelmente já não estará funcional por altura do lançamento cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)