2020/11/22

SpaceX lança Falcon 9 reutilizado pela 7ª vez

A SpaceX teve um fim-de-semana atarefado com dois lançamentos, sendo que um deles marca novo recorde de reutilização, com um Falcon 9 que vai ser lançado pela 7ª vez.

A reutilização dos foguetes é um dos pontos chaves da SpaceX para reduzir o custo de envios para o espaço, procurando reduzir o desperdício ao mínimo e reutilizando os foguetes e demais materiais. Depois dos Falcon 9 que foram voando duas, três e mais vezes, chega agora um novo recorde com um Falcon 9 que foi até ao espaço pela sétima vez.

Para não arriscar a carga de um cliente, este foguete irá transportar mais um lote de 60 satélites Starlink, expandindo a mega-constelação de satélites que promete levar internet a todo o lado e, pela altura em que este artigo for publicado, já se deverá saber se tudo correu sem incidentes.

E pode ser que em breve este tipo de lançamentos nem sequer seja olhado com estranheza. A Rocket Lab neozelandesa tornou-se na segunda empresa a também conseguir recuperar um foguete orbital - embora usando uma táctica bastante mais simples que a da SpaceX, limitando-se a deixar cair o foguete no mar abrandado por pára-quedas - em vez da aterragem controlada feita pelos foguetes da SpaceX. Uma opção que seguramente obrigará a muito mais trabalho (e custos) para recuperar o foguete dos danos causados pela água salgada.


Actualização: depois de alguns dias de atraso, lá foi ele, e aterrou com sucesso, pronto para o 8º voo. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)